Sopa de feijão-branco com escarola

Já provou sopa de feijão-branco? Esse é um prato muito simples, mas, saudável e muito gostoso. A escarola traz crocancia ao prato deixando ainda mais especial.

Ingredientes

2 xícaras (chá) de feijão-branco

1 maço de escarola

1 cenoura

2 tomates maduros

1 cebola

1 dente de alho

1,5 litro de água

1 talo de salsão sem as folhas

2 colheres (sopa) de azeite

1 folha de louro

queijo parmesão ralado a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque o feijão e cubra com o dobro de água, então deixe de molho por 12 horas e troque a água uma vez neste período – o remolho diminui o tempo de cozimento e deixa o feijão menos indigesto.

Logo após descasque e corte a cenoura em cubinhos de 1 cm. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, descasque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Lave e corte o salsão em cubos pequenos.

Em seguida, leve uma panela média ao fogo médio e deixe aquecer. Então regue com o azeite e junte a cebola, o salsão e a cenoura. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até a cebola murchar. Junte o alho, os tomates e refogue por mais 3 minutos.

Adicione 1,5 litro de água, junte o feijão escorrido (sem a água do remolho), o louro e deixe cozinhar em fogo médio, até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 40 minutos com a tampa entreaberta, até os feijões ficarem macios.

Enquanto aguarda, deixe folhas de escarola bem lavadas. Numa tábua, empilhe as folhas, uma sobre a outra, e corte em quadrados.

Assim que os feijões estiverem cozidos, tempere o caldo com sal e pimenta-do-reino a gosto. Então, adicione as folhas de escarola e deixe cozinhar por mais 2 minutos.

Sirva acompanhado com queijo parmesão ralado.

Aproveite!

Gostou dessa receita? Comenta e compartilha!


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*