Risoto caprese – colorido e delicioso

Risoto Caprese é uma receita espetacular, maravilhosa e perfeita para surpreender sua família. Super cremoso, o preparo leva fundo de legumes, tomatinhos sweet, pequenas bolinhas de queijo mozzarella de búfala e manjericão fresco. Uma combinação deliciosa e perfeita, principalmente nos dias mais quentes. Deu água na boca? Então faça e experimente, todos vão adorar esse prato.

INGREDIENTES

150g de mozzarella de búfala fresca em mini bolotas

1 xícara de arroz arbóreo

100g de tomate sweet

3 xícaras de chá de caldo de legumes ou 1 tablete de caldo de legumes + 3 xícaras de chá de água fervente

1 cebola média cortada em cubos uniformes e regulares

1/3 xícara de chá de folhas de manjericão

1/2 xícara de chá de salsão picado

1 xícara de chá de cenoura ralada

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de azeite extra virgem

100ml de saque ou pinga ou vinho branco seco

100g de queijo parmesão ralado na hora

Sal e pimenta do reino a gosto

PRÉ PREPARO RISOTO CAPRESE:

Primeiramente corte 1 cebola em cubos uniformes e regulares. Aproveite também para cortar o salsão em cubos bem pequeninos, cerca de 1/2 xícara de chá. Rale 1/2 cenoura no ralador fino, cerca de 1/2 xícara de chá.

Em seguida, corte 100g de tomate sweet ao meio. Para facilitar esse processo, coloque os tomates na tábua, apoie um prato sobre, faça leve pressão com uma das mãos no prato, firmando os tomates no lugar e passe a faca no centro, entre o tomate e a tábua. Reserve.

MODO DE PREPARO RISOTO CAPRESE:

Comece colocando um pouco mais de 3 xícaras de água, ou caldo de legumes e leve para ferver.

Enquanto isso, coloque em uma panela de fundo grosso, coloque  uma colher de manteiga e uma de azeite e refogue 1 cebola picada em cubos regulares e leve fogo médio por 1-2 minutos, até  ficar translúcida.

Em seguida, acrescente 1/2 xícara de salsão bem picadinho, deixe por 1 minutos,  junte 1 xícara de cenoura ralada, misture e deixe por mais 1 minuto.  Junte 1 xícara de arroz arbóreo e deixe até que os grãos estejam bem envoltos na gordura, cerca de 2 minutos.

Então, junte 100ml de saquê seco. Mexa, misturando, aliás mexa sempre por qualquer motivo. Ao mexer o amido desprende do arroz e dá ao risoto uma consistência cremosa, como dizem os italianos ‘all’ onda’: cremosa, ainda com caldo mas jamais fluida como uma sopa.

Em seguida, junte 1 tabete de caldo de legumes 25% menos sódio ou 3 xícaras de caldo de legumes caseiro.

Misture e deixe até o saque evaporar por completo e o arroz secar novamente.

RISOTO CAPRESE

Então coloque as 3 xícaras de água, aos poucos, a medida que o arroz for secando.

Coloque cerca de 1/2 xícara de cada vez, para que o arroz, embora sempre úmido não fique imerso no líquido.

Em seguida, mexa com a colher do centro da panela para fora. Regule a chama do fogo para que o risoto borbulhe lentamente.

Dica: Os cozinheiros italianos literalmente não se afastam da panela enquanto o risoto está sendo feito, mexendo sempre no começo e depois enquanto cozinha com menos frequência.  Esta técnica garante uma textura cremosa e um risoto perfeitamente cozido.

A proporção entre caldo e arroz, será sempre de:  para cada 1 xícara de arroz de risoto, 3 xícaras de caldo.

O cozimento do arroz se dá cerca de 12-15 minutos, após colocar a primeira xícara de caldo. O grão deve estar ‘al dente’, cozido, porém deve oferecer resistência ao dente.

Assim que o risoto estiver quase pronto, cerca de 1-2 minutos antes de desligar, junte 1 colher de sopa de manteiga e 100g de queijo parmesão ralado grosso. Experimente, se necessário for acrescente sal. Tempere com pimenta do reino ralada na hora, a gosto.

Em seguida, desligue o fogo e com ele desligado, acrescente 100g de tomate sweet cortados ao meio e reservados.  Coloque 150g de mini bolotas inteiras de mozzarella de búfala fresca

Por fim, junte 1/3 de xícara de folhas pequenas de manjericão (só as folhas). Misture delicadamente.

Sirva e aproveite!

Gostou dessa receita? Comenta e compartilha!


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*