Receita tradicional de macarrão ao alho e óleo – simples e delicioso

Esta receita de macarrão ao alho e óleo é uma das mais tradicionais da cozinha italiana e também o prato certo para agradar a todos. Essa é uma receita rápida e simples de preparar.

O famoso Spaghetti Aglio e Olio, teve origem em Nápoles, e em sua versão original é feito com o nosso conhecido espaguete, embora também possa ser preparado com outros tipos de macarrão longos, como Fettuccine, Talharim e Tagliatelle.

O problema com o macarrão ao alho e óleo é que muitas pessoas acabam tendo problemas justamente com o elemento fundamental desta receita, que é justamente o alho frito.

Bem, não se preocupe com isso, pois o segredo do preparo correto do alho frito nós daremos nesta receita.

Outro ponto importante para preparar esta delícia da cozinha italiana é o ponto do macarrão. Ele precisa estar al dente, ou seja, não muito mole, caso contrário, este prato perde um pouco da graça.

Uma grande vantagem desta receita de macarrão ao alho e óleo em especial, é que além de ser deliciosa, o preparo é bem fácil e rápido, sendo, portanto, uma excelente alternativa, principalmente para aqueles dias em nós não estamos com muito tempo para nos dedicarmos à cozinha.

Ingredientes

500 gramas de macarrão, de preferência espaguete

5 dentes de alho amassados

5 colheres de sopa de óleo

1 colher de sopa de manteiga

Pimenta do reino preta

Salsinha

Sal a gosto

150 gramas de queijo parmesão

Modo de Preparo

Cozinhe o macarrão, até ficar Al Dente.

Enquanto isso esprema os dentes de alho e reserve. Em seguida pique a salsinha e pedaços bem pequenos.

Então coloque o óleo em uma panela, e aqueça em fogo médio. Assim que estiver quente, coloque o alho para fritar até que ele comece a dourar.

Agora vem o grande segredo. Coloque o sal e continue a fritura, o alho vai dourar mais rapidamente. Então cuidado para não deixar queimar.

Assim que estiver dourado e ligeiramente crocante acrescente o macarrão e a manteiga mexendo bem para que todo o macarrão receba uma camada do óleo e manteiga com alho.

Logo após acrescente a salsinha picada e mexa mais um pouco

Caso desejar, coloque o queijo parmesão junto, ou então sirva separadamente para que seja polvilhado apenas por cima do prato.

Sirva em seguida bem quente salpicando um pouco de pimenta do reino moída na hora.

Gostou dessa receita? Comenta e compartilha!


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*