Pão de Páscoa – Receita simples e fácil

Pão de Páscoa

Pão de Páscoa – Este tipo de pão doce e fofinho lembra pão brioche e é perfeito para servir no café da manhã, no lanche e até depois do almoço de Páscoa. O pão de Páscoa é uma das receitas mais tradicionais da época. Nesta ocasião trazemos para você uma receita de pão de Páscoa português, chamado regueifa doce.

Confira como preparar esse pãozinho doce e sirva simples assim ou acompanhado com uma geleia da sua preferência ou calda de leite condensado.

Pão de Páscoa – Ingredientes:

-5 xícaras de farinha de trigo para pão (farinha tipo 1)
-1½ xícaras de leite morno
-1 envelope de fermento biológico seco (fermento instantâneo para pão)
-150 gramas de manteiga derretida
-4 colheres de sopa de açúcar (colheres bem cheias)
-1 colher de chá de sal
-2 ovos batidos
-raspa de 1 laranja ou de limão.

Modo de Preparo:

1-Numa tigela ou copo medidor misture o fermento seco com o açúcar e adicione o leite morno. Deixe por uns minutinhos, para ativar o fermento.

Dica: Você saberá que o fermento está ativado quando ele começar a formar uma espuminha na superfície do leite.

2-Numa tigela maior coloque os restantes ingredientes: a farinha, a manteiga, o sal, os ovos e as raspas de laranja. Misture com as mãos ou com uma batedeira planetária, amassando bem.

3-Transfira a mistura para uma bancada de cozinha enfarinhada e adicione o preparado de fermento, açúcar e leite. Continue amassando e sovando por 5 a 10 minutos até obter uma massa consistente e macia. Modele em forma de bola, cubra com um pano e deixe crescer por 2 horas.

Dica: Se a massa continuar seca após amassar e sovar pelo tempo indicado, adicione mais meia xícara de leite.

4-Após o tempo indicado, pegue a massa e sove um pouco, somente para retirar o ar do interior. Modele em forma de rosquinha simples ou entrançada, una das pontas e coloque numa forma de furo central polvilhada ou num tabuleiro de forno forrado com papel manteiga. Deixe por mais 1 hora, para crescer.

Dica: Se você preferir, em vez de preparar somente um pão de Páscoa pode preparar dois. Nesse caso, depois de sovar a massa, separe-a em duas metades iguais e proceda do jeito indicado.

5-Ligue o forno nos 180ºC e, antes de assar sua regueifa de Páscoa portuguesa, pincele-a com gema de ovo, calda de açúcar ou leite condensado. Coloque assando por 30-40 minutos em forno médio ou até dourar e está prontinha! Delicie todos e feliz Páscoa!

Fonte: tudoreceitas.com

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe. Obrigado!


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*