Pão de minuto com pó Royal

Pão de minuto com pó Royal

Pão de minuto com pó Royal – Está sem ideia para o lanche, mas não quer ir até a padaria?…Esta receita é a salvação para a hora do lanche!

Então pode ficar em casa mesmo, porque essa receita não precisa de muito conhecimento de panificação nem de fermentos especiais. Veja como preparar o pão de minuto com fermento de bolo!

Receita de pão com fermento de bolo: Macio, aerado e super saboroso, esse pão de minuto fica pronto rapidinho e não exigem muita habilidade na cozinha. É perfeito para aquele lanche, café da manhã e até para juntar a família na cozinha. Veja o que você vai precisar para o preparo:

Pão de minuto com pó Royal – Ingredientes:

-Farinha de trigo: 3 xícaras (chá) peneiradas;
-Manteiga: 2 colheres (sopa);
-Ovo: 1 unidade;
-Gema: 1 unidade, para pincelar os pães;
-Açúcar: 2 colheres (sopa);
-Sal: 1 colher (chá);
-Leite de vaca: 1 xícara;
-Fermento para bolo: 1 colher (sopa);
-Azeite de oliva: 1 colher (chá).

Modo de preparo:

Em uma bacia, coloque os ingredientes secos e misture;
Adicione a manteiga em temperatura ambiente, o ovo batidinho e o leite, misturando bem;
Quando começar a ficar difícil de mexer com a colher de pau, amasse com as mãos;
Assim que ficar homogênea, sove por 3 minutinhos;
Deixe descansar por 10 minutos e faça as bolinhas;
Coloque em uma forma e pincele com a gema de ovo misturada com o azeite de oliva;
Leve ao forno a 180°C por cerca de 20 minutos e aproveite!

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Diferenças entre Bicarbonato de sódio e fermento em pó

Bicarbonato de sódio e Fermento em pó, dois pozinhos brancos que fazem qualquer massa crescer e ficar fofinha como mágica. Mesmo assim, um não pode ser usado como substituto do outro. Mas espera. Qual é, exatamente, a diferença entre os dois?

Quando entra em contato com o calor, o bicarbonato de sódio libera dióxido de carbono, o CO2 (calma, não precisa entrar em desespero!). Esse gás é que vai fazer seu bolo, cookies e outras massas crescerem. Acontece que o bicarbonato de sódio também produz carbonato de sódio, um gás que deixa os alimentos com gostinho meio metalizado.

Por sorte, esse gosto pode ser anulado se você usar algum ingrediente ácido na receita, como limão, iogurte, buttermilk… Até cacau em pó 100% resolve o problema.
O fermento em pó nada mais é do que a mistura do bicarbonato de sódio com amido e uma parte ácida. E como esse produto já tem a quantidade ácida necessária para agir na receita, usa-se algum ingrediente alcalino, como o leite, para compor a delícia que você vai preparar.

A principal diferença entre os dois é no tempo de reação. Quando o bicarbonato de sódio entra em contato com a massa úmida, o dióxido de carbono é liberado quase no mesmo instante, portanto você vai usar esse produto na preparação de cookies, que ficam prontos rapidinho.

Já o fermento em pó demora um pouco mais para começar a reagir. Como ele é uma mistura de bicarbonato de sódio com outros sais (monoidrato de fosfato monocálcico, ditrato de fosfato dicálcico, sulfato de alumínio e sódio), a massa sofre duas etapas de reação: a primeira, responsável pela parte de bicarbonato de sódio, e a segunda, pelos outros sais que o compõem, a partir de 50/60°C. É por isso que ele é usado para preparações mais demoradas, como bolos.

Visite nossa página no Facebook: Receitas fáceis e práticas

Veja Também:

 

Gostou da nossa receita?…Deixe seu comentário e compartilhe. Obrigado pela visita e volte sempre!

 


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*