Massa Folhada – Macia e Crocante

Massa Folhada

Massa Folhada – Macia e Crocante. Fazer massa folhada caseira é uma tarefa reservada aos verdadeiros apaixonados pela gastronomia! Não que seja difícil, mas o preparo de massa folhada exige algum tempo e dedicação. No final vale muito a pena porque com ela você poderá preparar várias entradinhas e tortas salgadas 100% caseiras.

Esta receita de massa folhada salgada caseira que compartilhamos com você aqui, requer somente 4 ingredientes simples que todos temos em casa: farinha de trigo, água, manteiga (ou margarina) e sal. Com eles você prepara uma massa que, após assar, fica laminada, crocante e apetitosa!

Veja abaixo como fazer massa folhada salgada caseira e experimente!

Massa Folhada – Ingredientes:

-½ quilo de farinha de trigo sem fermento
-500 gramas de manteiga ou margarina
-1 xícara de água fria
-1 colher de chá de sal.

Modo de Preparo:

1-Coloque a farinha e o sal numa bacia grande ou na bancada da cozinha e abra um buraco ao centro. Coloque a água nesse buraco e comece misturando com a farinha até virar uma bola de massa consistente.

Dica: Depois de amassar por 2-3 minutos confira o ponto da massa: se estiver muito seca e quebrando adicione um pouco mais de água. Se estiver muito seca, adicione um pouco mais de farinha.

2-Neste momento, se a sua massa estiver numa bacia, transfira-a para a bancada da cozinha. Abra a massa com um rolo, conferindo-lhe um formato retangular, como na foto.

Dica: Se a massa estiver grudando muito na bancada ou no rolo de massa polvilhe-a com farinha.

3-Coloque a manteiga ou margarina no centro da massa e dobre como na foto, levando as laterais da massa para o centro. Abra novamente a massa com o rolo conferindo um formato retangular.

Dica: Para que seja mais fácil incorporar a manteiga ou a margarina na massa este ingrediente deverá estar em temperatura ambiente e cortado em pedaços.

4-Volte a dobrar a massa do mesmo jeito que fez no passo anterior e abra novamente com o rolo. Repita esse procedimento por mais 1 ou 2 vezes para conseguir uma massa bem folhada!

Dica: Se a massa ficar muito mole durante este procedimento coloque-a no freezer por uns 15 minutos.

5-Depois do passo anterior sua massa folhada caseira está pronta! Use do mesmo jeito que massa folhada pronta, recheando com ingredientes ao seu gosto e assando no forno médio até dourar.

SE PREFERIR, VOCÊ PODE SEGUIR O PASSO-A-PASSO DESSA OUTRA RECEITA NO VÍDEO ABAIXO – CONFIRA:

Gostou?…Deixe seu comentário e compartilhe. Obrigado!


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*