Manjar de coco com calda de ameixa

Manjar de coco

Manjar de coco com calda de ameixa – Simples, fácil e econômico, esse manjar é conhecido também como manjar dos Deuses. Uma sobremesa tradicional e prá lá de especial, quem não gosta? Quando chega final de ano, essa receita é tradicional e dá sabor as mesas das Ceias de Natal. Porém é uma sobremesa simples que pode ser feita até mesmo no seu dia-a-dia. Confira a receita:

Manjar de coco – Ingredientes:

-1/3 xícara de maisena
-3 xícaras de leite
-1 vidro de leite de coco
-1/2 xícara de açúcar.

Calda:

-1 xícara de água
-2 xícaras de açúcar
-100 g de ameixa seca sem caroço.

Modo de preparo:

Manjar:
Dissolva a maisena no leite e leve ao fogo baixo numa panela junto com os demais ingredientes. Mexa sem parar até engrossar.
Despeje o creme numa forma de pudim untada com um pouco de óleo e leve à geladeira por 4 horas.

Calda:
Leve a água e o açúcar ao fogo baixo até ferver. Adicione as ameixas e cozinhe até amolecerem e a calda engrossar. Deixe esfriar e sirva sobre o pudim.

UM BREVE CONHECIMENTO SOBRE ESSA SOBREMESA TRADICIONAL:

Segundo a história, bem antes de chegar ao Brasil, o manjar branco era muito popular na Europa, porém, os ingredientes eram outros. Encontrado em um dos cadernos antigos de receitas portuguesas, a receita original levava peito de galinha cozido e desfiado, sal, farinha de arroz e açúcar…. Um pouco diferente, não é?

A receita francesa também não era muito semelhante a do manjar que conhecemos no Brasil. Era preparada com amêndoas, açúcar, manteiga, gelatina, essência de baunilha e licor.

Mas, quando finalmente chegou ao nosso país, o manjar adquiriu um toque da cultura africana e tornou-se uma sobremesa mais simples, feita com amido de milho, leite de coco, açúcar, sal e calda de ameixa.

Então, como tivemos a sorte de ter em mãos uma receita mais simples e muito gostosa, que tal fazer durante a semana para surpreender sua família com uma sobremesa tão especial?

Gostou da receita de hoje? Deixe seu comentário e compartilhe. Obrigado pela visita e volte sempre!


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*