Canudinhos de Atum e Maionese

Canudinhos de Atum

Canudinhos de Atum e Maionese – Aquela receitinha para fazer para toda família, uma delicia. Nas festas antigas de criança não podia faltar, e naquela época nem existia o tal do “atum”. Era de sardinha ou de carne moída com um pedacinho de azeitona finalizando. A minha mãe fazia muito bem esses canudinhos. Ela mesmo preparava a massa, cortava em tirinhas e enrolava nas forminhas de alumínio. Confira a receita:

Canudinhos de Atum e Maionese – Ingredientes:

-1 colher (chá) de sal
-Uma colher (sopa) de manteiga
-1 colher (sopa) de gordura vegetal
-2 gemas
-Uma colher (chá) de cachaça
-4 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
-óleo de soja para fritar.

Modo de preparo:

-Em uma tigela, coloque 1 xícara (chá) de água morna, o sal, a manteiga, a gordura vegetal, as gemas, a cachaça e mexa bem. Junte a farinha, aos poucos, misturando a cada adição. Amasse por 3 minutos, ou até obter uma massa lisa.

-Cubra a tigela com filme plástico e deixe descansar por 15 minutos. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa a uma espessura de cerca de 0,5 cm e corte em tiras de 1 cm de largura e 25 cm de comprimento.

-Enrole cada tira em um canudo de metal, sobrepondo a massa. Deixe um pouco a borda livre para facilitar a retirada da massa.

-Aqueça bem o óleo em um frigideira e frite os canudos por 8 minutos, ou até ficarem dourados.

-Retire com uma escumadeira e coloque-os sobre papel-toalha para retirar o excesso de óleo. Deixe esfriar, retire os canudos de metal e coloque o recheio de sua preferência.

Recheio:
Você pode rechear o canudinho com salada de batatas (maionese), atum, frango desfiado, legumes ou algum creme ou pasta consistente.

Recheio de atum:
Bata no liquidificador 1 xícara (chá) de maionese, 1 dente de alho amassado e 1 colher (sopa) de mostarda até obter uma mistura homogênea.
Transfira para uma tigela, junte 1 xícara (chá) de atum em conserva ralado, 2 colheres (sopa) de ervas frescas e sal a gosto.
Misture bem e coloque dentro dos canudinhos com ajuda de uma colher.

VEJA O PASSO-A-PASSO NO VÍDEO ABAIXO:

Gostou dessa receita maravilhosa? Deixe seu comentário e compartilhe. Obrigado pela visita e volte sempre!


1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*