Casquinha de laranja cristalizada

Casquinha de laranja

Casquinha de laranja cristalizada – Ao invés de jogar as cascas da laranja fora, que tal fazer doces com elas? Fica simplesmente maravilhoso!

Casquinha de laranja – Ingredientes:

-6 laranjas médias laranjas, com casca um pouco mais grossa e sem ferrugens ou amassadas. Pode ser qualquer tipo de laranja.
-Açúcar o suficiente para pulverizar.

Ingredientes para a calda:
-250 ml de água
-200 gramas de açúcar para calda.

Casquinha de laranja – Modo de fazer:

– Numa vasilha, coloque as laranjas, água, bicarbonato e um pouco de vinagre e deixe por 15 minutos. Isso é para limpar as impurezas ou se preferir passe uma escovinha nas laranjas
– Faça cortes na laranja da forma que a divida em 4 partes.
– Retire todos os gomos, mantendo a parte branca (aproveite e faça uma laranjada, já que não será usado no preparo do doce)
– Com uma faca, corte as cascas em tiras
– Coloque as cascas numa panela com água e leve ao fogo até ferver. Deligue, escorra a água e repita esse processo mais duas vezes. É para retirar o amargo da casca.

Preparando a calda:

Dissolva o açúcar na água e leve ao fogo alto e mexa até que se dissolva completamente.
– Reduza ao fogo brando e coloque as cascas de laranja e deixe fervilharem por mais ou menos 1 horas até que a calda seque.
– Não deixe secar por completo para evitar que grude no fundo, endureçam demais ou queime. Elas devem estar cozidas e moles.
– Retire as cascas da calda, escorra num papel toalha para retirar o excesso de calda, cubra e deixe secando por umas 6 horas.
– Após esse tempo, despeje sobre a tiras açúcar cristal e misture bem.
Está pronto o doce de casca de laranja. Fica ótimo!

BENEFÍCIOS E INDICAÇÕES

A casca de laranja auxilia no processo de digestão por ser composta de grande quantidade de fito nutrientes e flavonoides (que possuem efeito anti-inflamatório), além de aliviar sintomas de azia, flatulência, diarreia, entre outros. Fortalece o sistema imunológico por ser rica em vitaminas dos tipos A e C, ambas de caráter extremamente antioxidante. Contribui na diminuição dos níveis de colesterol, pois contém substâncias tais como hesperidina, pectina e flavonas polimetoxiladas. Protege a pele dos raios ultravioletas, devido à presença do d-limoneno, uma substância que funciona como um protetor solar natural bastante eficaz.

CONTRAINDICAÇÕES

Não recomendado para pessoas sensíveis ou alérgicas às propriedades da fruta.

COMO USAR

A casca de laranja cristalizada é uma ótima indicação como sobremesa, pode ser consumida pura ou na decoração e preparo de pratos.

Gostou?…Deixe seu comentário e compartilhe. Obrigado!


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*