Receita de Caldo – Creme de Legumes

Quando falamos em uma receita de creme de legumes, a primeira coisa que nos vem a cabeça é justamente aquelas de uma noite fria e a busca por uma refeição que seja ao mesmo tempo saborosa e que nos ajude a afastar o frio.

Este é considerado um prato comum a diversas cozinhas, já que todos ingredientes de do creme de legumes são facilmente encontrados em qualquer lugar do mundo, e além disso é uma receita que nos permite diversas variações.

Nossa proposta é apresentar uma receita de creme de legumes clássica, daquelas que sempre que a gente sente um pouquinho de frio, já começa a imaginar. A partir dela, você poderá fazer diversas “versões” adaptadas, acrescentando ou modificando ingredientes.

A receita de creme de legumes permite a você fazer diversas modificações. Eu por exemplo, já coloquei entre os ingredientes de cozimento, pedaços de frangos, carne e puxei o tempero com ervas finas. É mais um daqueles pratos da cozinha brasileira que nos permite usar a imaginação.

Quando estamos naqueles dias inspirados não existe nada fazer um creme ou uma sopa, que com pequenas alterações, você pode servir de diversas, não concorda?

Veja abaixo todos os ingredientes e o modo de preparo da nossa receita de creme de legumes, que é um daqueles pratos que não tem como errar, agrada aos paladares mais exigentes e além disso, nos permite criar diversas variações.

Modo de preparo:

-2 batatas inglesas
-2 batatas Baroa ou mandioquinha
-1 cenoura
-1 chuchu
-5 vagens
-1 lata de creme de leite
-1,50 l água fervida
-3 dentes de alho
-1 cebola
-200 gramas cebolinha
-Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:
-Em primeiro lugar, para começarmos nossa receita de creme de legumes é colocar a água para ferver.
-Feito isso corte as batatas inglesas, a batata Baroa ou mandioquinha como é conhecida em algumas regiões do Brasil, a cenoura e o chuchu e reserve.
-Esprema ou amasse o alho e corte a cebola em pedacinhos, refogue a cebola e o alho no óleo em uma paneja funda.
-Para que a nossa sopa de legumes fique com todos eles em uma textura igual, é necessário acrescentá-los em uma sequência. Comece acrescentando a batata inglesa e a batata Baroa, porque demoram mais tempo para cozinhar.
-Deixe refogar por aproximadamente cinco minutos em uma panela com a tampa semiaberta, mexendo de vez em quando para não deixar grudar no fundo da panela e ajudar a incorporar o sabor do refogado à batata e mandioquinha.
-Depois disso, acrescente a cenoura, o chuchu e a vagem, tempere com sal e pimenta do reino e refogue por aproximadamente mais cinco minutos.
-Acrescente a água fervente e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 30 minutos.
-Coloque tudo em um liquidificador e bata até conseguir uma mistura homogênea.
-Coloque o creme de legumes em uma panela e acrescente a lata de creme de leite e uma pitadinha atoa de fermento em pó, para não deixar o creme de leite talhar.
-Em fogo baixo, mexa bem e corrija o sal se for necessário.
-Sirva o creme de legumes imediatamente e para decorar coloque um fio de azeite de oliva e salpique a salsinha por cima de cada prato. Uma ótima sugestão também é servir acompanhado de pedaços de pão ou torradas.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*