Picadinho de filé mignon delicioso

Aprenda a preparar um picadinho de filé mignon delicioso. Esse prato se encaixa muito bem no cardápio da semana e até mesmo para brilhar em um almoço ou jantar especial.

Rendimento: 6 porções

Ingredientes

1 kg de filé mignon em cubos

2 cebolas

3 dentes de alho

4 colheres (de sopa) de farinha de trigo

70 g de bacon em cubinhos

1/4 de xícara (de chá) de extrato de tomate (cerca de 130 g)

2 colheres (de sopa) de molho inglês

Suco de 1/2 limão

5 colheres (de sopa) de azeite

1/4 de xícara (de chá) de salsa

3 xícaras (de chá) de água

sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo

Primeiramente descasque e pique fino a cebola e o alho. Leve um pouco mais de 3 xícaras (de chá) de água para aquecer numa chaleira.

Caso compre uma peça inteira de mignon, corte em bifes. Em seguida, corte os bifes em tiras e as tiras, em cubos. Com um pano de prato limpo, seque bem a carne.

Logo após, transfira para uma tigela larga ou travessa e polvilhe os cubos com a farinha – essa técnica, chamada singer, serve para engrossar o molho.

Então leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (de sopa) de azeite e doure cerca de 1/3 dos cubos, sem cobrir todo o fundo – se colocar toda a carne de uma vez, ela vai resfriar a panela e cozinhar no próprio líquido, em vez de dourar. Em seguida, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa aos poucos para dourar por igual.

Assim que terminar transfira os cubos para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Doure o restante da carne em mais duas etapas, regando com 1 colher (de sopa) de azeite antes de cada leva.

Logo após retirar os últimos cubos, regue a panela com 1 xícara (de chá) da água quente e o caldo de limão. Com uma colher de pau, raspe bem o fundo da panela para dissolver o queimadinho que se formou, apenas até limpar a panela, cerca de 1 minuto. Transfira esse caldo para a tigela da carne, passando por uma peneira.

Então, volte a panela ao fogo médio e regue com o azeite restante. Junte o bacon e deixe dourar, mexendo de vez em quando. Logo após adicione a cebola e refogue até murchar. Então coloque o alho e misture por mais 1 minuto.

Adicione o extrato de tomate e misture bem. Em seguida, volte a carne, com o caldo, para a panela e mexa apenas para aquecer. Regue com mais 2 xícaras (de chá) da água fervente e misture o molho inglês. Assim que começar a ferver, deixe cozinhar por mais 6 minutos.

Enquanto isso, lave, seque e pique a salsinha. Desligue o fogo, prove e ajuste o sal e a pimenta-do-reino. Em seguida, salpique a salsinha e sirva a seguir, acompanhado de arroz branco.

Aproveite!

Gostou da receita? Comenta e compartilha


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*