Pavê de paçoca vegano – maravilhoso!

Tem como não gostar de pavê? As camadas de creme e biscoito sempre fazem a gente salivar e fazer pavê caseiro quase não tem como dar errado! Pensando em quem não consome alimentos de origem animal (leite, leite condensado, ovos, manteiga…) preparei esta receita de pavê de paçoca vegano delicioso com creme de paçoca e creme de chocolate.

Esta sobremesa com paçoca é perfeita para quem segue uma alimentação vegetariana, vegana ou não pode consumir leite e seus derivados (intolerância à lactose). O resultado é uma receita de pavê de amendoim bem gostoso, com ingredientes fáceis de achar no mercado e que com certeza vai agradar a todos aí na sua casa, na Festa Junina, em aniversários, entre outras ocasiões.

Ingredientes – Para o creme de paçoca

2 xícaras de bebida de aveia

2 colheres de sopa de maisena (colheres bem cheias)

4 paçocas tipo rolha

1/4 xícara de açúcar (40 gramas)

1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Para o creme de chocolate

2 xícaras de bebida de aveia

2 colheres de sopa de maisena (colheres bem cheias)

1/4 xícara de açúcar (40 gramas)

2 colheres de sopa de cacau em pó 100%

Para a montagem:

1 pacote de biscoito da sua preferência

paçocas tipo rolha (opcional)

Modo de preparo

Primeiramente, na panela em que vai preparar o creme de paçoca coloque a maisena e um pouco de bebida de aveia e misture, somente para dissolver a maisena. Logo após em outra panela coloque a maisena, o cacau e um pouco de bebida de aveia e mexa também para dissolver.

Se você quiser pode usar outra bebida vegetal da sua preferência: bebida de soja, bebida de amêndoas, leite de coco caseiro, bebida de arroz, entre outras opções.

Em seguida, coloque o restante da bebida de aveia na panela em que vai preparar o creme de paçoca. Adicione também o açúcar, as paçocas esfareladas e, se quiser, a essência de baunilha. Leve ao fogo médio, mexendo sempre.

Dica: A essência de baunilha é um ingrediente opcional que confere mais sabor ao creme de paçoca. Use ele se a bebida vegetal escolhida tiver um sabor neutro.

Assim que o creme de paçoca começar a ferver fique mexendo por mais 5 minutos ou até ficar mais consistente e desgrudando do fundo da panela. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Enquanto isso prepare o creme de chocolate: adicione a restante bebida de aveia na panela e também o açúcar. Leve ao fogo médio e fique mexendo até espessar igual ao creme de paçoca.

Em seguida, transfira o creme de paçoca e o creme de chocolate para tigelas individuais e cubra com plástico filme tocando nos cremes, como na foto. Esse é um truque para esfriar os cremes do pavê sem que se forme uma película dura. Deixe na bancada por 30 minutos ou até ficarem em temperatura ambiente.

Assim que esfriar os cremes comece montando esta sobremesa de paçoca: num refratário coloque uma camada do creme de chocolate e cubra com alguns biscoitos. Coloque uma camada do creme de paçoca e cubra com alguns biscoitos também. Repita deste jeito até terminar os cremes.

Dica: Misture os cremes depois de retirar o filme plástico, assim eles voltarão a ficar bem cremosos. Use um biscoito vegano (sem leite, sem ovo, sem manteiga).

Finalize esta receita de pavê de amendoim cremoso polvilhando paçoca no topo. Cubra com plástico filme e deixe na geladeira por 8h ou de um dia para o outro, desse jeito ele ficará ainda mais gostoso!

Sirva e aproveite!

Gostou dessa receita? Comenta e compartilha!


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*