Bolo Marta Rocha – Fácil e mega delicioso

Ingredientes:

-Pão de ló branco
-2 ovos
-1/2 xícara (chá) de açúcar
-1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
-Pão de ló de chocolate
-2 ovos
-4 colheres (sopa) de açúcar
-4 colheres (sopa) de farinha de trigo
-2 colheres (sopa) de chocolate em pó.

Recheio de baba de moça:
-1 xícara (chá) bem cheia de açúcar
-1 xícara (chá) de água
-8 gemas peneiradas
-3 colheres (sopa) de amido de milho
-200 ml de leite de coco
-1 colher (sopa) de manteiga.

Suspiro:
-2 claras
-125g de açúcar.

Crocante de nozes:
1 xícara (chá) de açúcar
100g de nozes picadinhas ou grosseiramente trituradas.

Demais ingredientes:
400g de creme de leite fresco batido em chantili
200g de geleia de damasco
80g de fios de ovos para decorar
Nozes em metades para decorar.

Modo de preparo:

Pão de ló branco
Bata os ovos com o açúcar até ficar fofo e volumoso. Junte a farinha delicadamente. Despeje em fôrma (23 cm de diâmetro) untada e enfarinhada e asse em forno médio preaquecido (180°C) por cerca de 15 minutos ou até firmar. Desenforme morno e deixe esfriar.
Pão de ló de chocolate
Bata os ovos com o açúcar até ficar fofo e volumoso. Junte a farinha peneirada com o chocolate delicadamente. Despeje em fôrma (23 cm de diâmetro) untada e enfarinhada e asse em forno médio preaquecido (180°C) por cerca de 15 minutos ou até firmar. Desenforme morno e deixe esfriar.

Baba de moça
Leve o açúcar com a água ao fogo e deixe ferver até formar uma calda rala. Retire do fogo e espere esfriar. Acrescente as gemas e o amido de milho diluído no leite de coco e leve de volta ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Cozinhe por mais 1 a 2 minutos, retire do fogo e agregue a manteiga.

Suspiro
Bata as claras em neve e junte o açúcar aos poucos, batendo até formar um merengue firme. Espalhe o suspiro em fôrma de 23 cm de diâmetro untada e forrada com papel-manteiga untado. Asse em forno baixo (100°C) com a porta entreaberta (use o cabo de uma colher de pau) até secar (cerca de 1 hora).

Crocante de nozes
Derreta o açúcar em fogo baixo e deixe caramelizar. Agregue as nozes e despeje sobre uma superfície lisa untada com margarina. Espere esfriar e quebre em pedacinhos.

Montagem
Disponha um aro de 23 cm sobre um prato grande (se preferir, faça um círculo com uma tira de acetato) e faça as camadas na seguinte ordem: (1) bolo de chocolate; (2) baba de moça e metade do crocante de nozes; (3) disco de suspiro e 2/5 do chantili; (4) bolo branco.
Sobre o bolo branco, espalhe a geleia e leve à geladeira por uns 15 minutos. Retire o aro e cubra o bolo com o chantili restante. Decore a lateral com o crocante restante e o topo com os fios de ovos e as nozes em metades. Sirva gelado.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*