Bolo de Morango com Chantilly para Aniversário ou Festas – Fácil de fazer e econômico

Aprenda a fazer essa receita de Bolo de morango com chantilly, feito com fécula de batata, recheio de geleia de morangos, morangos e chantilly. Simplesmente lindo e delicioso!

Todo bolo de morango é bom, mas esse é feito com morango e mais morangos. A massa é feita com fécula de batata, o que o deixa bem fofinho, o recheio é feito com geleia de morangos, creme chantilly e morangos frescos. A cobertura é feita com chantilly, e com muitos e muitos morangos frescos picados delicadamente e presos por cima e ao redor do bolo deixando ele com essa aparência maravilhosa! E não como não poderia deixar de ser ele é simplesmente maravilhoso! Todos vão adorar!

Você pode fazer para todas as ocasiões inclusive para todos os tipos de festas como: Casamentos, aniversários, batizado, chá de aniversário, Natal, Ano Novo e até para vender é claro!

No final da página você pode clicar na foto se precisar de receita de chantilly, de geleia de morango caseira e até de massa de pão de ló se preferir fazer o bolo com uma massa diferente. Então vamos ao bolo?

Ingredientes:

Ingredientes para a massa

-6 ovos (gemas e claras em separado)
-180 gramas de açúcar
-250 gramas de fécula de batata (ou a farinha que desejar)
-1 colher de chá de fermento em pó
-suco de 1 limão médio

Ingredientes para o recheio e cobertura

-1 kg de morangos
-400 ml de natas para bater (ou creme de leite fresco)
-1 colher de chá de essência de baunilha
-Geleia de morango o quanto baste
-Papel vegetal, manteiga e farinha o quanto baste (para a forma do bolo).

Modos de preparos:

Modo de preparo para a massa do bolo:

Bata 5 claras em castelo firme e reserve.
Bata 5 gemas mais 1 ovo inteiro, com o açúcar e o sumo do limão durante 15 minutos ou até obter um creme bem fofo e esbranquiçado.
Incorpore ao creme anterior e alternadamente, as claras em castelo (ponto firme) e a fécula de batata peneirada com o fermento. Vá misturando tudo muito bem com um fouet ou espátula, até obter uma massa bem homogênea.
Despeje a massa numa forma untada e enfarinhada, com papel vegetal no fundo (usei uma forma redonda anti-aderente com aro amovível e 24 cm de diâmetro).
Leve a massa ao forno pré-aquecido a 180ºC (forno alto). Reduza a temperatura para 150ºC(forno baixo) e deixe-o cozer lentamente por 45 minutos (faça o teste do palito para verificar a cozedura: espete o palito em zonas diferentes do bolo; quando o palito sair limpo o bolo está pronto, mas não o deixe cozer demais para não secar).
Retire o bolo do forno e deixe-o arrefecer. Depois desenforme e corte o bolo horizontalmente em 2 partes.

Modo de preparo para o recheio e cobertura do bolo

Bata as natas bem frescas (costumo coloca-las 40 minutos no congelador antes de as usar) com o aroma de baunilha até atingir o ponto chantilly (cerca de 10 minutos, com a batedeira a velocidade média).
Divida o chantilly em 2 partes semelhantes e a uma delas adicione cerca de 300g de morangos triturados. Misture bem. Reserve o chantilly simples e o chantilly de morango no frigorífico até à altura de usar.
Faça a geleia de morangos usando cerca de 100g de morangos (ver receita AQUI; usei metade das quantidades referidas). Reserve.
Lave e prepare os restantes morangos para usar na decoração do bolo. Reserve.

Montagem do bolo

Comece por colocar a parte do fundo do bolo no prato de servir. Cubra-a com o chantilly de morango e depois coloque por cima a outra parte do bolo.
Cubra todo o bolo (partes superior e lateral) com o chantilly simples. Espalhe e alise bem.
Decore o bolo a gosto. Eu utilizei morangos laminados para a parte lateral e morangos inteiros regados com geleia de morango, para o topo do bolo. À volta do bolo coloquei o resto da geleia de morango que me sobrou.
Leve o bolo a geladeira até à hora de servir, para ganhar mais consistência e ficar bem fresquinho.

Dica: Se preferir pode fazer a massa do bolo de pão de ló.

Gostou? Comenta e Compartilha!


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*