Batata gratinada – Super fácil e deliciosa

Batata gratinada

Batata gratinada – Super fácil e deliciosa – Essa receita é super democrática e faz sucesso na mesa como acompanhamento. É perfeita para acompanhar carnes e grelhados!

A batata gratinada é muito fácil de ser feita e é sem dúvida uma receita muito saborosa. O gratinado é uma técnica culinária muito difundida, na qual um ingrediente é coberto utilizando uma crosta dourada. Essa técnica se originou na França, mas hoje já é vista em diversos países, inclusive no Brasil!

Receita de batata gratinada com molho branco

A receita varia de acordo com o seu gosto e podem ser incrementada com mais ingredientes, como carne seca, frango e outras carnes.

Batata gratinada – Ingredientes:

-5 unidades de batatas lavadas (sem casca e fatiadas)
-Sal a gosto
-50 gramas de queijo parmesão
-1 colher de sopa de manteiga
-1 colher de sopa de farinha de trigo
-500 ml de leite
-Noz moscada a gosto.

Modo de Preparo:

A primeira coisa que vamos começar com o molho branco. Em uma panela de fundo grosso, coloque a manteiga e a leve ao fogo médio até que derreta.

Logo depois acrescente a farinha de trigo, abaixe o fogo, e deixe cozinhar por aproximadamente 3 minutos, sempre mexendo até ficar dourado.

Despeje o leite e continue mexendo sem parar, cozinhando em fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhando por mais 5 minutos. Depois de desligar acrescente o sal e a noz moscada.

Transfira para outro recipiente e cubra o molho branco com um plástico filme em contato com o molho e deixe reservado.

Agora é a hora de fazer as batatas gratinadas e para isso, comece pré-aquecendo o forno a uma temperatura de 180ºC.

Descasque as batatas e corte em fatias pequenas e cozinhe por 5 minutos. Escorra as batatas. Faça uma camada com metade das batatas, tempere com sal e cubra com metade do creme. Repita esse processo e finalize com o queijo parmesão.

Cubra toda essa receita com o papel alumínio e leve para assar por 30 minutos. Depois desse tempo retire o papel alumínio, volte novamente ao forno, para que o queijo seja grelhado..

Batata com queijo gratinada

Para quem não curte o molho branco essa é uma alternativa para quem quer uma opção de batata gratinada. Ela é ainda mais fácil do que a primeira, então anote os ingredientes!

-1 kg de batata
-mussarela ralada
-1 colher de sopa de creme de leite
-alecrim picado
-pimenta do reino
-margarina.

Modo de preparo:

Corte as batatas bem fininhas e em tiras redondas. Coloque para cozinhar com água e sal.

Em uma vasilha misture a colher de creme de leite, alecrim, sal, e pimenta do reino. Depois de 5 minutos no forno retire a batata e tempere com a mistura de alecrim.

Unte uma travessa com manteiga e coloque as batatas nela. Jogue o restante do tempero por cima e leve ai forno por 40 minutos.

Retire do forno e jogue a mussarela ralada até tampar toda a batata. Volte ao forno até que o queijo derreta e fique gratinado.

Depois é só tirar do forno e servir! Essa receita vai bem como aperitivo ou acompanhando o prato principal.

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe. Obrigado!


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*