O chá que vai prevenir o envelhecimento precoce e tem ação anti-inflamatória



PUBLICIDADE


Sabia que é possível usar essa planta aromática para fazer chá? Veja o que ela ajuda a prevenir e tratar.

O chá de alfavaca é uma das formas de uso dessa planta em benefício da saúde. Além do chá, a alfavaca é muito consumida como tempero em pratos salgados e também pode ser adicionada a sucos e sobremesas, pois é muito aromática e deixa um sabor especial aos pratos. Mas se a intenção for usar a planta para prevenir ou tratar algum problema de saúde, o melhor é consumir o chá. Veja no que ele ajuda.

Benefícios para a saúde

Você pode tomá-lo quente ou frio, pois os benefícios serão os mesmos. Essa planta é rica em nutrientes que são muito importantes para a manutenção da saúde, então vale a pena experimentar para as seguintes funções:



PUBLICIDADE


1. Prevenir o envelhecimento precoce
Incluir uma xícara desse chá na rotina alimentar, em especial dentro de um estilo de vida saudável, é uma boa forma de prevenir a oxidação das células que levam ao envelhecimento precoce. Como a planta é rica em agentes antioxidantes que protegem as células da oxidação, fica mais fácil manter o constante rejuvenescimento celular, favorecendo o corpo inteiro, por dentro e por fora.


PUBLICIDADE

2. Prevenção de problemas cardiovasculares
Nele existem propriedades interessantes que ajudam a manter o colesterol e a pressão em equilíbrio. Claro que o chá não atua sozinho, é necessário manter uma alimentação saudável e balanceada, bem como praticar alguma atividade física todos os dias. Mas é uma ajuda extra para cuidar da saúde do coração e prevenir doenças sérias causadas por endurecimento das artérias que pode levar à pressão alta, derrame e até infarto.

3. Ação anti-inflamatória
Os processos inflamatórios ocorrem em pequena e larga escala no organismo, quando ele está debilitado por causa da falta de equilíbrio no estilo de vida. Pessoas que se alimentam mal, são sedentárias e possuem vícios estão mais propensas a esse problema. Mas melhorar o estilo de vida e incluir uma xícara de chá de alfavaca na rotina alimentar é um grande passo para obter os efeitos anti-inflamatórios da planta, prevenindo e tratando diversas doenças.

4. Cicatrização mais rápida
Tanto a atividade anti-inflamatória já mencionada, quanto sua ação bactericida e antisséptica ajudam no tratamento de machucados inflamados no corpo. Mantendo o local afetado sempre limpo e protegido a cicatrização acontece em menos tempo. Se for uma ferida na parte de fora do corpo pode inclusive usar o chá para fazer compressa.

Como preparar chá de alfavaca:

É muito fácil de fazer. Se você tiver essa plantinha no seu quintal ou em uma floreira é ainda melhor, pois as propriedades da planta sem agrotóxicos e acabada de colher são muito maiores e intensas. Mas se não tiver como, pode comprar folhas e sementes desidratadas no supermercado ou em lojas de produtos naturais.

Para preparar o chá só precisa ferver uma xícara de água e colocar dentro uma colher de sopa de folhas picadas da planta. Deixe a mistura em infusão por uns 5 minutos para que a alfavaca libere suas propriedades na água. Depois coe e beba ou coloque na geladeira se preferir tomar chá gelado. Não demore muito para tomar e coloque-o na geladeira em um recipiente com tampa.

Como e quando tomar
Como você viu nos benefícios desse chá para a saúde, alguns deles são para tratamento e outros para prevenção. Se não tiver nada para tratar, mas quiser usar o chá para manter a saúde em dia, pode tomar apenas uma xícara ao dia.

Se fizer uso de outros chás também, pode reduzir para 3 ou 4 vezes na semana, já que os outros chás também irão contribuir com seus efeitos medicinais.

Já se quiser tratar alguma inflamação, pode aplicar o chá pronto sobre a pele machucada, embebido em um pano limpo de algodão. Coloque o chá morno sobre a ferida para fazer uma compressa e deixe até esfriar. Repita 2 ou 3 vezes ao dia. Se o problema for interno, beba o chá com essa mesma frequência.

Se perceber qualquer reação adversa, como dor de barriga, diarreia, tontura ou mal estar, que acredita estar sendo causado pela planta, suspenda o uso. Se tiver alguma doença, só tome esse chá com a aprovação do seu médico.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*