PUBLICIDADE


Manchas amarelas (Xantelasma): Conheça as principais causas e como eliminá-las

O xantelasma é um distúrbio que se acumula sobre a pele originando placas amareladas.

Os xantomas são manchas amarelas, semelhantes a pápulas, que se projetam na pele e aparecem principalmente na região das pálpebras, mas também podem aparecer na face e em outras partes do corpo, como pescoço, ombros, axilas e tórax.

As machas amarelas de xantelasma não ocasionam dor, coceira e não causam complicações, mas vão crescendo gradualmente com o tempo.
As manchas tem a tonalidade amarelas, porque são celeiros de gordura na pele. A causa mais comum para o seu aparecimento, se dá aos níveis elevados de colesterol no sangue.



PUBLICIDADE


Razões possíveis para isso acontecer

Os xantomas ocorrem com mais frequência em mulheres com mais de 40 anos. A razão para essa ocorrência é, na maioria dos casos, níveis muito elevados de colesterol ruim, lipoproteína de baixa densidade e níveis de colesterol bom baixo.

Entretanto, outros problemas de saúde podem provocar o surgimento de placas de xantoma nas pálpebras, como a cirrose hepática.

Como o diagnóstico é feito

O diagnóstico de xantomas geralmente é feito por um médico dermatologista, que examina a pele ao redor dos olhos, podendo exigir um exame de sangue ou do coração.
O médico também pode requerer exames mais profundos, como biópsia de pele para descartar placas cutâneas causadas por outros problemas de saúde.

Opções de tratamento

As manchas causadas pelos xantomas não desaparecem com o tempo, afetando a aparência do rosto.
O dermatologista poderá recomendar tratamentos adequados com base no tamanho da placa e no tipo de pele humana, o que pode ser feito das seguintes formas:
Peeling químico: é um tipo de tratamento que utiliza ácido dicloroacético ou ácido tricloroacético na concentração entre 50% e 100% para aniquilar as placas de xantelasma.
Cirurgia: Remove as placas amareladas por meio de uma pequena incisão feita pelo médico.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*