Tutu de Feijão com Costelinhas de Porco

Tutu de Feijão

Tutu de Feijão com Costelinhas de Porco – Qualquer um, em uma fase da vida, traz na lembrança um sabor caipira, como uma receita preparada por parentes ou por amigos da família. O mais interessante é que ficam em nossa memória o aroma, a apresentação do prato, um ingrediente especial que compõe a receita e, especialmente, o gostinho inesquecível.

A comida caipira tem um ”tcham” especial, seja pela utilização de temperos ou através da combinação de ingredientes especiais vindos diretamente da horta, pomar ou do campo. Por isso, delicie-se com essa receita de tutu de feijão com costelinhas de porco e reviva os sabores da nossa cultura caipira. Experimente fazer ai na sua casa, tenho certeza que sua família vai adorar.

Confira agora o seu modo de preparo, quero ver todo mundo arrasando com essa receita. Desejamos sucesso a todos!

Tutu de Feijão com Costelinhas de Porco – Ingredientes:

-1 kg de costelinhas de porco em pedaços
-1/2 xícara (chá) de vinagre de maçã
-10 dentes de alho amassados
-1/2 colher (sopa) de colorífico
-Sal e pimenta-do-reino a gosto
-1 xícara (chá) de óleo
-2 cebolas cortadas em rodelas finas
-500 gramas feijão cozido
-1 xícara (chá) de bacon em cubos
-3 folhas de louro
-500 gramas de linguiça fina de porco cortada em rodelas
-2 cubos de caldo de tempero para feijão
-1 xícara (chá) água
-2 dentes de alho fatiados
-2 maços de couve manteiga picadas
-1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca
-3 xícaras (chá) de arroz cozido
-1/2 xícara (chá) de cebolinha picada.

Modo de preparo:

Tempere as costelinhas com vinagre, metade do alho, o colorífico, sal e pimenta. Cubra com o filme plástico e leve à geladeira por 1 hora. Escorra o tempero e seque as costelinhas com papel-absorvente. Em uma panela, aqueça o óleo e frite as costelinhas até dourar.

Retire e coloque sobre o papel-absorvente para retirar o excesso da gordura. Retire o óleo da panela, refogue a cebola até murchar, acrescente a costelinha e reserve.

O Tutu:

Bata a metade do feijão cozido no liquidificador e reserve. Em uma panela, frite o bacon até soltar toda a gordura e dourar.

Reserve 2 colheres (sopa) de gordura e coloque a folha de louro e a linguiça na panela. Em seguida, adicione o alho restante, o caldo do feijão e a água. Deixe levantar fervura e coloque o feijão reservado e o feijão batido. Reserve.

Em outra panela, frite o alho fatiado na gordura do bacon reservado e coloque a couve picado, mexendo sem parar por 3 minutos. Acerte o sal e reserve.

Ao servir, misture a cebolinha ao feijão quente, mas com a panela desligada. Adicione a farinha de mandioca, polvilhando levemente e mexendo para não formar grumos.

Em uma travessa oval, distribua o arroz, espalhe a couve em volta, o tutu no meio e a costelinha em cima do tutu. Polvilhe com cebolinha e sirva.

Dica: Se desejar frite alguns ovos e sirva a parte. Molho de pimenta combina muito com esse prato!

Gostou?…Deixe seu comentário e compartilhe. Obrigado!


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*