Sopa de abóbora com gorgonzola

Tempinho frio, nada melhor do que uma sopa bem quentinha e saborosa. Aprenda a preparar uma sopa de abóbora com gorgonzola, o sabor adocicado da abóbora com o salgadinho do queijo, é um par perfeito que dá vida a esse prato.

Ingredientes

1/2 abóbora japonesa, caso compre já descascada  500 gramas

1 cebola

1 cenoura

2 cravos-da-índia

1 talo de salsão sem as folhas

1 dente de alho

100 gramas de gorgonzola

1 colher (de sopa) de manteiga

1 folha de louro

Sal e pimenta-do-reino moída na hora se desejar

1 litro de água

Modo de preparo

Primeiramente faça o pré-preparo: descarte as sementes, descasque e corte a abóbora em pedaços grandes. Em seguida descasque e rale a cenoura e corte o salsão em 3 pedaços. Depois descasque e corte a cebola ao meio, em uma das metades prenda a folha de louro espetando com os cravos, pique bem fino a outra metade. Descasque e pique fino o alho.

Em seguida, em uma panela coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Após, acrescente a cebola picada e a cenoura. Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar.

Logo após, acrescente o alho e mexa bem. Adicione a abóbora, a cebola cravejada e os pedaços de salsão. Regue com a água e deixe cozinhar até ferver.

Então,  ao ferver, coloque em fogo baixo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta por mais 15 minutos.

Enquanto aguarda, separe uma tigela, esfarele o queijo gorgonzola com um garfo e deixe fora da geladeira, dessa maneira ele derrete melhor na sopa quente.

Em seguida, desligue o fogo e, com uma pinça pesque e descarte os pedaços de salsão e a cebola cravejada.

Logo após, coloque o caldo com os pedaços de abóbora no liquidificador e bata até ficar bem lisinho. Cuidado nesta etapa, use um pano de prato para segurar a tampa para se proteger e evitar que o vapor empurre e abra a tampa.

Coloque a sopa no prato em que for servir e decore com o queijo gorgonzola esfarelado.

Sirva e aproveite!

Gostou dessa receita? Comenta e compartilha?


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*