PUBLICIDADE


Chá de guaco: Agente anti-inflamatório, ação analgésica e antibiótica – Dica de Chá caseiro

Essa planta é mais poderosa do que você imagina. Veja tudo o que ela ajuda a tratar no organismo e como preparar.

Mikania glomerata é o nome científico do guaco, uma planta muito popular no Brasil, pois é originária da América do Sul. Com cheiro adocicado, é muito comum fazer chá de guaco para ajudar a tratar diversos problemas de saúde. Se deseja saber mais sobre essa poderosa planta, conheça seus benefícios, como preparar e também saiba se o chá pode ser dado para bebês.

Benefícios do chá de guaco



PUBLICIDADE


São diversas as propriedades do guaco que melhoram problemas em diferentes partes do corpo. Então conheça alguns do principais e passe a obter os benefícios dessa planta para a saúde.

1. Tratamento de problemas respiratórios
O guaco é bom para aliviar sintomas de bronquite, asma, gripe e resfriado, pois tem propriedades expectorantes e broncodilatadoras.

2. Agente anti-inflamatório
As folhas do guaco possuem ação inibidora dos processos inflamatórios em até 55%, conforme o tipo de inflamação. Mas vale lembrar que, em certos casos, a inflamação é um aviso do organismo sobre algum outro problema que precisa ser verificado. Nesse caso, ficar tomando o chá para evitar a inflamação pode camuflar uma doença que precisa de atenção.

3. Ação analgésica
A ação analgésica do guaco faz com que ele ajude a aliviar dores dos mais diversos tipos pelo corpo. Assim, nos casos de inflamação que também causam dor, o chá de guaco tem dois benefícios em um.

4. Propriedade antibiótica
O guaco serve como antibiótico natural, especialmente nos casos de doenças causadas por bactérias. Ele tem uma ação especial em problemas odontológicos, como cárie, periodontite, gengivite e aftas.

5. Atividade fungicida
Assim como o chá de guaco é bom para matar bactérias, ele também possui uma ação positiva contra fungos, inibindo sua reprodução, em especial nos vários tipos de candidíase.

6. Combate a vírus
Você já viu anteriormente que o guaco é muito usado para aliviar os sintomas da gripe e resfriado, doenças causadas por vírus. Então, ao mesmo tempo que alivia os sintomas, ele ajuda o organismo a se livrar dos vírus, incluindo os que causam herpes.

7. Antidiarreico
A diarreia pode surgir como sintoma de muitos problemas de saúde, e quando persiste por vários dias, o ideal é ir ao médico. Mas em casos simples, guaco ajuda a aliviar os sintomas, retardando a eliminação das fezes, atuando junto de uma alimentação adequada.

8. Antiparasitário
Depois de eliminar vírus, fungos e bactérias, o guaco também é capaz de dar uma força ao organismo quando o assunto é parasita. Em especial no combate da leishmaniose e da doença de chagas ele apresenta ótimos resultados.

9. Neutralização de veneno de serpente
Não é todo dia que se depara com uma serpente por aí, mas no caso de acontecer uma mordida, o chá de guaco é eficiente para neutralizar o veneno e evitar ou reduzir os efeitos colaterais.

Como fazer chá de guaco?

A quantidade recomendada de guaco para consumo é de 1 colher de sopa de planta picada para cada xícara de água, e até 3 xícaras de chá ao dia. Acima dessa quantidade ele pode causar efeitos colaterais. Sabendo disso, veja com preparar o chá para aliviar sintomas mencionados anteriormente.

Ingredientes:

-Água: 1 xícara;
-Folhas de guaco picadas: 1 colher de sopa.

Modo de preparo:

1. Coloque a água para ferver e depois desligue.

2. Adicione as folhas de guaco, tampe o recipiente e deixe fazer a infusão por 5 minutos.

3. Depois coe e beba. O ideal é fazer uma xícara por vez para ingerir mais propriedades.

Chá de guaco para bebê pode?

Depende. Para crianças menores de um ano de idade o chá não é recomendado. A partir de um ano até pode dar, mas em pequena quantidade, nunca a mesma quantidade dada a uma pessoa adulta.

Por via das dúvidas, prefira dar chás mais fracos para as crianças e sempre com orientação do pediatra, pois mesmo sendo natural, toda planta tem suas toxidades, especialmente quando ingerida em excesso.

ATENÇÃO: As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores efeitos, alie o uso do guaco a hábitos de vida saudáveis.


1 Trackback / Pingback

  1. Chá caseiro: Benefícios para a saúde - Receitas Fáceis e Práticas

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*