Bolo Damalate, fácil – Sabor Surreal

Bolo Damalate

Bolo Damalate, fácil – Sabor Surreal. O delicioso bolo casquinha, com uma mistura de damasco e chocolate, é irresistível. Sabor surreal, faça e experimente!

Bolo Damalate – Ingredientes:

Massa:

-3 xícaras rasas de chocolate meio amargo
-6 ovos tipo extra
-1 xícara rasa de manteiga integral sem sal
-16,5 colheres de sopa de de açúcar refinado
-7 colheres de sopa rasas de amido de milho
-100 gramas de farinha de amêndoas
-Sal refinado a gosto.

Geleia:

-200 gramas de damasco seco
-100 gramas de açúcar refinado
-100 ml de água.

Cobertura:

-150 gramas de chocolate meio amargo
-200 ml de creme de leite fresco.

Bolo Damalate – Veja como preparar:

Derreta o chocolate numa panela em banho-maria. Quando estiver derretido, mmisture 150g de manteiga. Reserve em lugar quente. Quebre os ovos e separe as claras das gemas, bata as gemas com açúcar, adicione o chocolate derretido e o amido de milho, e então incorpore a farinha de amêndoas. Bata as claras em neve com uma pitada de sal. Preaqueça o forno a 180 graus. Incorpore as claras em neve na mistura de chocolate delicadamente. Unte uma forma de 25 centímetros de diâmetro com manteiga e enfarinhe, coloque a massa e asse por aproximadamente 25 minutos. Tire do forno, desenforme e deixe esfriar.

Junte o damasco, o açúcar e a água em uma panela e leve para ferver por 10 minutos. Em seguida processe e deixe esfriar para aplicar. Corte a torta ao meio, aplique a geleia fria e cubra com a outra parte do bolo.

Para a cobertura, derreta o chocolate e acrescente o creme de leite. Cubra o bolo com essa cobertura e sirva.

DICAS QUE PODEM SER ÚTEIS:

Siga etapas para fazer uma cobertura bem feita:

Uma das coberturas mais comumente utilizada em bolos é o ganache, uma deliciosa mistura de chocolate e creme de leite que cria uma consistência bem pastosa e fácil de manusear.

Para cobrir o bolo corretamente, primeiro despeje uma porção pequena de cobertura para preencher as imperfeições. Depois, espalhe a maior parte do ganache na parte de cima do bolo, deixando escorrer para as laterais, que depois também receberão o creme. Para que fique bem lisinho, passe uma faca ou espátula lisa por cima da cobertura, com cuidado para não estragar o trabalho já feito.

É possível colocar o chocolate derretido diretamente em cima do bolo, mas será um pouco mais difícil fazer uma cobertura tão lisa. Um segredinho? Você pode acrescentar 10% de manteiga de cacau a esse chocolate derretido para garantir mais brilho à cobertura. Já para cobrir o sorvete não será necessário adicionar nada ao chocolate derretido! O contato do quente do chocolate com o gelado do sorvete já criará naturalmente uma casquinha bem saborosa.

Gostou?…Deixe seu comentário e compartilhe. Obrigado!


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*